Secretaria de Educação
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Transporte Escolar para Alunos da Zona Urbana
Finalidade
Atendimento aos alunos da Zona Urbana
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:Alunos residentes na Zona Urbana, matriculados na rede municipal de ensino, que necessitem do serviço.
Documentos:Apresentar no ato da matrícula comprovante de residência.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:Caruaru Shopping - Avenida Adjar da Silva Casé, 800 - Lojas 10/11 - Indianópolis, Caruaru - PE, 55024-740. Para mais informações: telefone: 0800 087 6680.
Agendamento Prévio:Não. No ato da matrícula, o aluno que necessitar do serviço, deverá solicitar uma declaração da escola para adquirir o Cartão Leva-Estudante.
Formas de acompanhamento:Uma vez comprovada a necessidade do transporte no ato da matrícula e de posse do Cartão Leva - Estudante, o aluno já tem garantido o acesso ao transporte.
Quanto custa?
Para os alunos residentes na Zona Urbana é garantido o desconto de 50% no valor da passagem no Cartão Leva - Estudante
Prazo para atendimento
Imediato, o transporte escolar é garantido a partir do início do calendário letivo, desde que o aluno esteja com o Cartão Leva - Estudante em mãos.
Outras Informações
COMO ADQUIRIR O CARTÃO LEVA - ESTUDANTE? O responsável e o aluno deverão se dirigir a Loja do Leva - (no primeiro piso do Caruaru Shopping). Documentos necessários: I - Declaração de Matrícula Original atualizada (assinada e carimbada pela Unidade Escolar); II - Carteira de Estudante; III - Cópias de RG, CPF, Comprovante de Residência atualizado e Certidão de Nascimento. O cartão Leva é entregue de forma imediata.
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Atendimento ao Aluno com Deficiência
Finalidade
Atendimento ao aluno com deficiência
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:Estar matriculado na rede municipal de ensino e (ser público alvo da educação inclusiva). Após matricular o estudante, a escola encaminha ofício para Secretaria de Educação e solicita o atendimento de profissionais específicos às necessidades apresentadas.
Documentos:Laudo médico da rede pública ou privada.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:Unidade Escolar que o aluno esteja matriculado.
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Na própria unidade escolar presencialmente ou por telefone.
Quanto custa?
Gratuito
Prazo para atendimento
De acordo com a disponibilidade das Salas de Recursos Multifuncionais - SRM. Caso a unidade de ensino não tenha sala de recursos, a escola encaminhará o estudante no contra turno escolar, para a escola mais próxima em que este serviço possa ser prestado.
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Transporte Escolar para Alunos da Zona Rural
Finalidade
Atendimento aos alunos da Zona Rural
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:Alunos residentes na Zona Rural, matriculados na rede municipal de ensino, que necessitem do serviço.
Documentos:Apresentar no ato da matrícula o comprovante de residência rural.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:Caruaru Shopping - Avenida Adjar da Silva Casé, 800 - Lojas 10/11 - Indianópolis, Caruaru - PE, 55024-740. Para mais informações: telefone: 0800 087 6680.
Agendamento Prévio:Não, no ato da matrícula é preenchido um cadastro dos alunos que necessitam utilizar o serviço.
Formas de acompanhamento:Uma vez comprovada a necessidade do transporte no ato da matrícula e de posse do Cartão Leva - Estudante, o aluno já tem garantido o acesso ao transporte.
Quanto custa?
Para aluno residente na Zona Rural é gratuito, utilizando o Cartão Leva - Estudante.
Prazo para atendimento
Imediato, o transporte escolar é garantido a partir do início do calendário letivo, desde que o aluno esteja com o Cartão Leva - Estudante em mãos.
Outras Informações
COMO ADQUIRIR O CARTÃO LEVA - ESTUDANTE? O responsável e o aluno deverão dirigir-se a Loja do Leva - (no primeiro piso do Caruaru Shopping). Documentos necessários: I - Declaração de Matrícula atualizada, assinada e carimbada pela unidade escolar; II - Cópias de RG, CPF, “Comprovante de Residência Rural” atualizado e Certidão de Nascimento. O cartão Leva - Estudante é entregue de forma imediata.
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Jogos Escolares Municipais
Finalidade
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:Unidades Escolares: realizar inscrição da escola na Secretaria de Educação de Caruaru, de acordo com o cronograma do JEMC (Jogos Escolares Municipais de Caruaru), no endereço abaixo citado. Aluno: estar matriculado em uma das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal ou Estadual, ou ainda da rede Privada de Ensino na cidade de Caruaru, com faixa etária entre 04 e 19 anos.
Documentos:Das Unidades Escolares: I - A Escola deve confirmar a participação através de ficha de inscrição padronizada. Do Aluno: I - Um documento válido com foto (dentre eles, Carteira de Estudante, RG, Xérox da Ficha Escolar de Matrícula, CNH, Reservista ou E-título). Apresentar na hora da competição.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:Unidades Escolares: Avenida José Marques Fontes, 21 - Indianópolis, Caruaru - Telefone: (81) 3701-1333 Do Aluno: Unidade Escolar em que o aluno esteja matriculado.
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Unidades Escolares: O professor de Educação Física e a Gestão Escolar devem acompanhar a divulgação do cronograma do JEMC (Jogos Escolares Municipais de Caruaru) em boletins oficiais, através de e-mail enviado pela direção do evento ou através do telefone (81) 3701-1333, e pedir para falar com a Gerência de Esporte Educacional. Aluno: Na Unidade Escolar em que o aluno estiver matriculado.
Quanto custa?
Gratuito
Prazo para atendimento
Imediato.
Outras Informações
Modalidades Coletivas: Vôlei, Handebol, Basquete, Futebol e Futsal Modalidades Individuais: Vôlei de Praia, Natação, Judô, Karatê, Bocha Paralímpica, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Badminton e Jogos Eletrônicos (como modalidade de apresentação em 2020).
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Oferta de Vagas Educação Infantil - Creche
Finalidade
Atendimento ao aluno faixa etária de 04 meses a 3 anos e 11 meses.
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:Crianças na faixa etária de 04 meses a 3 anos e 11 meses devidamente inscritas na lista de espera da Central de Atendimento de Vagas de Creche - CAVC (Decreto Municipal nº 097/2019).
Documentos:O procedimento de cadastramento para a lista de espera é realizado, através da Central de Atendimento de Vagas - CAV, mediante comparecimento dos pais ou responsáveis da criança ao endereço abaixo citado para apresentação dos seguintes documentos: I - Certidão de Nascimento da criança ou Registro Geral da criança: II-Comprovante de Residência, entendendo-se como documentos hábeis a comprovar a residência, os seguintes: a) Cópia da conta de água, energia elétrica ou de telefone, em nome do responsável legal; b) Cópia do contrato de locação do imóvel onde residem com a criança; ou, c) Outro documento comprobatório, que dependerá de avaliação da Secretaria de Educação; III - Comprovante de Renda Familiar (carteira de trabalho, contracheque, contrato de trabalho, declaração de vínculo atual ou declaração de Imposto de Renda e de trabalho autônomo de todas as pessoas que moram na residência, também deve estar incluída a Pensão Alimentícia, caso houver); IV - Cédula de Identidade (RG) ou outro documento com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do/a responsável legal pela criança; V - Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança; VI - Carteira de vacinação da criança, atualizada; VII - Cartão do SUS da criança; VIII - Passaporte, para caso de família e/ou criança estrangeiros; IX - Cartão do Programa Bolsa Família e o último extrato bancário, caso seja beneficiário do programa; X - Indicação do Número de Identificação Social – NIS do responsável legal; XI - Laudo Médico quando a criança possuir deficiência – PCD; XII - Comprovante de matrícula do irmão, caso já estude em Instituição Educacional da rede municipal de ensino que atenda a etapa da Educação Infantil – Creche, incluindo as autorizadas e credenciadas pelo Município de Caruaru; XIII - Termo de compromisso, devidamente assinado, onde o responsável atesta a veracidade das informações e confirma a ciência de que em caso de descumprimento poderá perder a vaga da unidade escolar.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:A recepção de inscrições acontece de maneira contínua exclusivamente na Central de Atendimento de Vagas, de segunda à sexta feira das 7h30 às 16h30. Central de Atendimento de Vagas - Av. José Marques Fontes, 21, Santa Rosa, Caruaru - Telefone: 3724-7702
Acesse:https://caruaru.pe.gov.br/diario-oficial/
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:As crianças contempladas com vagas em creche são convocadas para matrícula a partir do Diário Oficial do Município, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação de Caruaru, de acordo com Link acima citado.
Quanto custa?
Gratuito
Prazo para atendimento
A divulgação da lista de crianças aptas para matrícula acontece, de acordo com a disponibilidade de vagas, no Diário Oficial do Município (Link acima citado), bem como por ligação telefônica aos contemplados.
Outras Informações
Para acesso ao Diário Oficial do Município: 1 - Acessar o site oficial (http://caruaru.pe/gov.br/diario-oficial); 2 - Ir na aba de Acesso Rápido e clicar no link do Diário Oficial do Município.; 3 - No campo busca avançada informar data de início e data final do diário que deseja consultar.
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Oferta de vagas - Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
Finalidade
Atendimento ao aluno de 04 anos completos (Pré-escola) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:A idade mínima para ingresso na Pré-escola é de 4 anos completos e, para o 1º ano do Ensino Fundamental, 6 anos completos até o dia 31 de março do ano letivo em vigor. Para a Educação de Jovens e Adultos, por sua vez, a idade mínima é de 15 anos completos até o início do ano letivo.
Documentos:I - cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Cédula de Identidade (RG) e/ou Carteira Profissional do estudante; II - original da Declaração Provisória ou Histórico Escolar da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras); III - cópia do CPF do estudante; IV - cópia do CPF e RG do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos; V - cópia do Comprovante de Residência com o CEP ou documento equivalente, de preferência Conta de Água emitida pela COMPESA; VI - cópia do Cartão de Vacinação (Lei Estadual no 13.770, de 18 de maio de 2009); VII - 02 (duas) Fotografias 3x4 recentes; VIII - cópia do Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; IX - cópia do Cartão do SUS; X - comprovante de tipagem sanguínea (Fator RH).
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:A matrícula é realizada nas próprias unidades de ensino. (https://caruaru.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Relação-das-Escolas-Atualizada.pdf)
Acesse:https://caruaru.pe.gov.br/diario-oficial/
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Informações sobre a alocação e disponibilidade de vagas podem ser obtidas mediante comparecimento à unidade escolar de interesse ou à Secretaria de Educação de Caruaru, junto a Gerência de Organização Escolar (Telefone: 3724-7702/3701-1333 E-mail: coordorganizacaoescolar@gmail.com)
Quanto custa?
Gratuito
Prazo para atendimento
O cronograma para o procedimento de matrícula, é divulgado anualmente pela Secretaria de Educação de Caruaru por meio do Diário Oficial do Município, de acordo com Link acima citado.
Outras Informações
Para acesso ao Diário Oficial do Município: 1 - Acessar o site oficial (http://caruaru.pe/gov.br/diario-oficial); 2 - Ir na aba de Acesso Rápido e clicar no link do Diário Oficial do Município.; 3 - No campo busca avançada informar data de início e data final do diário que deseja consultar.
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Renovação de Matrícula
Finalidade
Procedimento para confirmar o interesse do estudante matriculado, no corrente ano, em permanecer na mesma Unidade Escolar, no próximo ano letivo.
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:A renovação de matrícula para os estudantes da Rede Municipal de Ensino será garantida mediante o comparecimento de pais e/ou responsáveis pelo estudante, no período indicado em instrução normativa da Secretaria de Educação de Caruaru, publicada anualmente no Diário Oficial do Município.
Documentos:Os documentos necessários para renovação de matrícula tem como finalidade a atualização cadastral dos estudantes, sendo a cópia do comprovante de residência com o CEP ou documento equivalente, de preferência conta de água emitida pela COMPESA, o principal deles. Demais documentos ou informações necessárias, serão solicitadas pela escola aos responsáveis conforme averiguação de cada caso.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:O serviço de renovação de matrícula ocorre presencialmente nas Unidades de Ensino. (https://caruaru.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Relação-das-Escolas-Atualizada.pdf)
Acesse:https://caruaru.pe.gov.br/diario-oficial/
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Informações sobre a alocação e disponibilidade de vagas podem ser obtidas mediante comparecimento à Unidade Escolar de interesse ou à Secretaria de Educação de Caruaru, junto a Gerência de Organização Escolar (Telefone: 3724-7702/3701-1333 E-mail: coordorganizacaoescolar@gmail.com)
Quanto custa?
Gratuito.
Prazo para atendimento
O cronograma para os procedimentos de renovação de rematrículas é divulgado anualmente pela Secretaria de Educação de Caruaru por meio do Diário Oficial do Município, de acordo com Link acima citado.
Outras Informações
Para acesso ao Diário Oficial do Município: 1 - Acessar o site oficial (http://caruaru.pe/gov.br/diario-oficial); 2 - Ir na aba de Acesso Rápido e clicar no link do Diário Oficial do Município.; 3 - No campo busca avançada informar data de início e data final do diário que deseja consultar.
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Disponibilização de Boletim Escolar
Finalidade
Atendimento aos pais e/ou responsáveis de alunos da rede Municipal de Ensino.
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:Estar regularmente matriculado em Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino.
Documentos:Documento oficial com foto do responsável legal pelo estudante.
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:O serviço de entrega do boletim escolar ocorre presencialmente nas unidades de ensino mediante o comparecimento do responsável legal pelo estudante.
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Informações sobre rendimento escolar podem ser obtidas mediante comparecimento à Unidade Escolar em que o estudante se encontra matriculado.
Quanto custa?
Gratuito.
Prazo para atendimento
A entrega do boletim escolar segue o calendário escolar anual, no período destinado aos plantões pedagógicos. Para o ano de 2020, os plantões estão previstos para os dias: 1º unidade letiva 24/04/2020 2º unidade letiva 09/07/2020 3º unidade letiva 07/10/2020 4º unidade letiva 22/12/2020
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Remanejamento Escolar
Finalidade
Procedimento interno que permite ao estudante regularmente matriculado na Rede Pública de Ensino, no corrente ano, solicitar/requerer mudança para outra Unidade Escolar da Rede Pública de Ensino mais próxima da residência, do trabalho ou da preferência do estudante ou do responsável, no ano letivo subsequente, desde que condicionado à disponibilidade de vaga.
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:O remanejamento escolar para os estudantes da Rede Municipal de Ensino será garantido mediante a disponibilidade de vagas, por meio do comparecimento de pais e/ou responsáveis pelo estudante à Unidade Escolar de origem, para a solicitação do documento de transferência provisória, e à Unidade Escolar de destino, para consulta e solicitação de vaga.
Documentos:Será exigido no ato do remanejamento o documento de transferência provisória do estudante emitida pela escola de origem, bem como documentos pessoais do estudante e seu responsável legal, sendo eles: I - cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Cédula de Identidade (RG) e/ou Carteira Profissional do Estudante; II - original da Declaração Provisória ou Histórico Escolar da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras); III - cópia do CPF do estudante; IV - cópia do CPF e RG do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos; V - cópia do Comprovante de Residência com o CEP ou documento equivalente, de preferência Conta de Água emitida pela COMPESA; VI - cópia do Cartão de Vacinação (Lei Estadual no 13.770, de 18 de maio de 2009); VII - 02 (duas) Fotografias 3x4 recentes; VIII - cópia do Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; IX - cópia do Cartão do SUS; X - comprovante de Tipagem Sanguínea (Fator RH).
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:O serviço de remanejamento escolar ocorre presencialmente nas unidades de ensino. (https://caruaru.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Relação-das-Escolas-Atualizada.pdf)
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Informações sobre a alocação e disponibilidade de vagas podem ser obtidas mediante comparecimento à Unidade Escolar de interesse ou à Secretaria de Educação de Caruaru, junto a Gerência de Organização Escolar (Telefone: 3724-7702/3701-1333 E-mail: coordorganizacaoescolar@gmail.com)
Quanto custa?
Gratuito.
Prazo para atendimento
Ao longo do ano letivo mediante a disponibilidade de vagas.
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Transferência Escolar
Finalidade
Procedimento que permite ao estudante mudar de escola, entre as Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino, em qualquer época do ano letivo.
Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço (Quem poderá solicitar?)
Pré-requisitos:A transferência escolar para os estudantes da Rede Municipal de Ensino será garantida mediante a disponibilidade de vagas, por meio do comparecimento de pais e/ou responsáveis pelo estudante, no período indicado em instrução normativa da Secretaria de Educação de Caruaru, publicada anualmente no Diário Oficial do Município, à Unidade Escolar de origem, para a solicitação do documento de transferência provisória, e à unidade escolar de destino, para consulta e solicitação de vaga.
Documentos:Será exigido no ato da matrícula, a transferência provisória do estudante emitida pela escola de origem, bem como documentos pessoais do estudante e seu responsável legal, sendo eles: I - cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Cédula de Identidade (RG) e/ou Carteira Profissional do estudante; II - original da Declaração Provisória ou Histórico Escolar da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras); III - cópia do CPF do estudante; IV - cópia do CPF e RG do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos; V - cópia do Comprovante de Residência com o CEP ou documento equivalente, de preferência Conta de Água emitida pela COMPESA; VI - cópia do Cartão de Vacinação (Lei Estadual no 13.770, de 18 de maio de 2009); VII - 02 (duas) Fotografias 3x4 recentes; VIII - cópia do Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; IX - cópia do Cartão do SUS; X - comprovante de Tipagem sanguínea (Fator RH).
Como solicitar o serviço (passo a passo)?
Endereço:A solicitação do serviço de transferência escolar ocorre presencialmente nas Unidades de Ensino. (https://caruaru.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Relação-das-Escolas-Atualizada.pdf)
Acesse:http://caruaru.pe.gov.br/diario-oficial
Agendamento Prévio:Não é necessário
Formas de acompanhamento:Informações sobre a alocação e disponibilidade de vagas podem ser obtidas mediante comparecimento à unidade escolar de interesse ou à Secretaria de Educação de Caruaru, junto a Gerência de Organização Escolar (Telefone: 3724-7702/3701-1333 E-mail: coordorganizacaoescolar@gmail.com)
Quanto custa?
Gratuito.
Prazo para atendimento
O cronograma para o procedimento de transferência é divulgado anualmente pela Secretaria de Educação de Caruaru por meio do Diário Oficial do Município, de acordo com Link acima citado.
Outras Informações
Para acesso ao Diário Oficial do Município: 1 - Acessar o site oficial (http://caruaru.pe/gov.br/diario-oficial); 2 - Ir na aba de Acesso Rápido e clicar no link do Diário Oficial do Município.; 3 - No campo busca avançada informar data de início e data final do diário que deseja consultar.